terça-feira, 30 de outubro de 2007

DATAS E NOMES DA HISTÓRIA DO CINEMA


EVOLUÇÃO HISTÓRICA E ESTÉTICA DO CINEMA
Referências cronológicas (1895-1996)

I. O Cinema Mudo
1. A invenção do cinema
2. Os primeiros filmes dos Irmãos Lumière - o documentarismo ?
3. George Mèlies - a ficção
4. A escola de Brighton
5. Os impérios Pathé e Gaumont.
6. A América dos Nickel - Odeons - Edison
7. O filme de arte - O Assassinato do Duque de Guise
8. Max Linder e Louis Feuillade - Fantomas, o serial
9. O cinema nos países nórdicos Sjostrom, Stiller, Christensen
10. O grande espectáculo histórico italiano - Cabíria, A Tomada de Roma, A Queda de Troia, Os Últimos Dias de Pompeia
11. EUA. Grifith : O Nascimento de Uma Nação, Intolerância, etc. Cecil B. De Mille, Thomas Ince, Wiliam S. Hart
12. A época de ouro do burlesco: Mark Sennett, Charlie Chaplin (O Garoto de Charlot), Buster Keaton (Pamplinas Maquinista), Harold Lloyd.
13. O Expressionismo. O Gabinete do Dr. Caligari, Fritz Lang (Metropolis, Dr. Mabuse, Os Nibelungen), Murnau (Nosferatu), Pabst.
14. A vanguarda alemã: Walter Rutmann - Berlim, Sinfonia de uma Cidade
15. O Kammerspiel: O Último dos Homens, A Noite de São Silvestre, A Rua, O realismo alemão: A Rua sem Sol, A Tragédia da Mina.
16. UFA, 1930. O cinema nazi: O Triunfo da Vontade, de Leni Riefenstahl.
17. As obras-primas alemãs do início do sonoro: O Anjo Azul, Matou
18. O cinema soviético. Eisenstein (O Couraçado Potemkine, A Greve, Outubro), Pudovkin (A Mãe), Dovjenko (A Terra).
19. Dziga Vertov e o "agit film", o "cine olho".
20. A fábrica do actor excêntrico. A "FEKS" da década de 20, Kulechov.
21. A Vanguarda Francesa. Influência da pintura, poesia, surrealistas Abel Gance (Napoleão), Epstein, Jacques Feyder, Rene Clair, Marcel L´Herbier, Luis Buñuel, Jean Cocteau,
22. O grande cinema norte-americano do mudo. Chaplin (A Quimera do Ouro, Luzes da Cidade, Tempos Modernos), Buster Keaton (O Homem da Manivela, Pamplinas, Maquinista, O Colegial), Eric Von Stroheim (Aves de Rapina), Robert Flaherty (Louisiana Story), King Vidor (A Grande Parada, A Multidão), Ernest Lubitsch, Murnau (Tabu, Aurora), Maurice Stiller, Victor Sjostrom

II. O Cinema Sonoro
23. O Cantor de Jazz
24. A Grande Crise económica de 1929. A Grande Depressão que se prolonga pelos anos 30. John Ford (Cavalgada Heroica), Howard Hawks (O Homem da Cicatriz), Lubitsch (Ladrão de Alcova, A Viúva Alegre, Ser ou não Ser), Os Irmãos Marx, King Vidor (Aleluia!, O Pão Nosso de Cada Dia), Joseph Von Sternberg (Marrocos, Venus Loira, A Imperatriz Vermelha, O Expresso de Xangai).
25. O New Deal: Frank Capra e a comédia (Doido com Juízo, Não o Levarás Contigo, Peço a Palavra, O Mundo é um Manicómio), John Ford e o drama social (As Vinhas da Ira).
26. França: os primeiros filmes sonoros: O Sangue de Um Poeta, Cocteau; A Idade de Ouro, de Buñuel. Vigo (Atalante, Zero em Comportamento), René Clair (Sob os Telhados de Paris, O Milhão, Viva a Liberdade), Renoir (Boubu Querido, La Chienne, Toni, A Grande Ilusão, A Regra do Jogo)
27. Realismo poético em França: Marcel Carné e Prevert (O Cais das Brumas, Hotel do Norte, Trovadores Malditos, Les Enfants du Paradis).
28. Marcel Pagnol (Marius, Fanny, Topaze, César, La Femme du Boulanger, Manon des Sources) e Sacha Guitry (O Romance de um Aventureiro, Os Nove Solteirões).
29. O Realismo Socialista na URSS - Alexandre Nevski, Ivan, o Terrível
30. Inglaterra. Documentarismo: John Grieson (Drifters), Basil Wright. Alexandre Korda e o filme histórico. O império Rank. Hitchcock. Carol Reed, Noel Coward, Michael Powell, David Lean (Breve Encontro).
31. A América durante a guerra: Why We Fight. Michael Curtis (Casablanca). William Wyler (Os Melhores Anos da Nossa Vida).
32. Orson Welles (O Mundo a Seus Pés, O Quarto Mandamento, A Sede do Mal, A Dama de Xangai).
33. O Neo-realismo italiano. Rosselini (Roma, Cidade Aberta, Libertação, Viagem em Itália), Vittorio De Sica (Ladrões de Bicicletas, Milagre de Milão, Umberto D), Alberto Lattuada (O Bandido, Sem Piedade, O Moinho do Rio Pó), Giuseppe De Santis (Caccia Tragica, Arroz Amargo, Não há Paz entre as Oliveiras), Fellini (Sheik Branco, A Estrada), Visconti (Obsessão, A Terra Treme, Sentimento).
34. A França do Pós Guerra: Bresson (Les Dames du Bois de Boulogne, Diário de Um Pároco, Fugiu um Condenado à Morte), Max Ophuls (Carta a Uma Desconhecida, La Ronde, O Prazer, Lola Montes), Jacques Tati (Há Festa na Aldeia, As Férias do Senhor Hulot, O Meu Tio), Jean Cocteau (A Bela e o Monstro), Jacques Becquer (Tonio e Toninhas, Aquela Loira, O Último Golpe, O Vagabundo de Montparnasse).
35. EUA. O Maccarthismo - Elia Kazan (Há Lodo no Cais), Fred Zinnemann (O Comboio Apitou Três Vezes), Nicholas Ray (Johnny Guitar). Os Grandes de Hollywood: Ford, Hawks, Walsh, Chaplin, William Wyler, George Cukor, Fritz Lang, Hitchcock, Welles, e uma nova geração que chega ao cinema: John Huston, Joseph Losey, Nicholas Ray, Vincente Minneli, Billy Wilder, Anthony Mann, Joseph Mankiewicz, Otto Peminger, Samuel Fuller, Robert Aldrich, Stanley Kubrick,
36. Japão: Mizoghuchi (Os Contos da Lua Vaga), Kurosawa (As Portas do Inferno, Os Sete Samurais), Ozu (Primareva Tardia)
37. A Suécia de Ingmar Bergman (Sorrisos de Uma Noite de Verão, Morangos Silvestres, O Sétimo Selo, A Fonte da Virgem).
38. Dinamarca. Carl Theodore Dreyer (Dia de Cólera, A Paixão de Joana d'Arc, Vampyr, A Palavra, Gertrud).
39. Buñuel no México (Ensaio de Um Crime, Los Olvidados, O Anjo Exterminador, Nazarin, Viridiana). México de Emilio Fernandez (Maria Candelária, Rio Selvagem).
40. India: Satyajit Ray (Os Lamentos da Vereda, O Mundo de Apu, A Grande Cidade).

III. O Cinema depois da "Nouvelle Vague"
41.França, a Nouvelle Vague: Truffaut (Os 400 Golpes), Godard (Pedro, o Louco), Chabrol , Resnais (O Último Ano em Marienbad), Eric Rohmer (A Minha Noite em Casa de Maud), Jacques Demy (Os Chapéus de Chuva de Cherbourg), Louis Malle (Os Amantes), Jacques Rivette (A Religiosa), Agnès Varda (2 Horas na Vida de Uma Mulher), etc.
42.Canadá francês: o cinema do Quebec. Jean Pierre Lefevbre, Pierre Perraulkt (Pour la Suite du Monde), Gilles Carle (La Vie Heureuse de Leopold Z), etc.
43. Inglaterra. O humor inglês: 8 Vidas por Um Título, O Quinteto era de Cordas, O Homem do Fato Claro; O Free Cinema. Karel Reisz (Sábado à Noite, Domingo de Manhã), Lindsay Anderson (Jogador Profissional), Tony Richardson (Tom Jones), etc.
44. Brasil: o Cinema Novo. Glauber Rocha (Deus e o Diabo na Terra do Sol, António das Mortes), Nelson Pereira dos Santos (Vidas Secas), Carlos Diegues (Os Herdeiros, Xica da Silva), Ruy Guerra (Os Cafagestes, Os Fuzis), etc.
45. Cuba. O cinema da Revolução. Manuel Octavio Gomez (La Primera Carga al Machete), Tomas Gutierrez Aragon (Memorias del Desarrollo), Humberto Solas (Lucia), etc.
46. O despertar das cinematografias de Leste - Hungria. Miklos Jancsó (Os Oprimidos, Salmo Vermelho); Andras Kovács (Dias Frios), Istvan Gaal (Verdes Anos, Paisagem Morta), Imre Gyongyossy (Páscoas Floridas), Ferenc Kósa (Dez Mil Sóis); Polónia. Andrzej Wajda (Cinzas e Diamantes, O Homem de Mármore), Andrezj Munk (A Passageira), Jerzy Kawalerowicz (Madre Joana dos Anjos, O Faraó), Jerzy Skolimowski (A Barreira), Roman Polanski (A Faca na Água); Checoslováquia. Vera Chytilova (Jovens e Atrevidas), Milos Forman (O Baile dos Bombeiros, Os Amores de Uma Adolescente), Jiri Menzel (Comboios Rigorosamente Vigiados), Jan Nemec (A festa e os Convidados), Ivan Passer, Evald Schorm; URSS. Andrei Tarkovski (Andrei Rublev), Mikhalkov- Konchalovski (O Primeiro Mestre), Serguei Paradjanov( Os Cavalos de Fogo), Otar Iosseliani (A Queda das Folhas).
47. Itália - um segundo realismo. A afirmação dos "grandes" - Visconti (Rocco e os seus Irmãos, O Leopardo), Fellini (La Dolce Vita, Fellini 8 e 1/2), Rossellini, Antonioni (A Noite, O Eclipse, Deserto Vermelho); a afirmação de uma nova geração: Pasolini (Mama Roma, O Evangelho segundo S. Mateus, Teorema), Francesco Rosi (O Bandido da Sicilia, As Mãos sobre a Cidade), Valerio Zurlini (A Rapariga da Mala), Elio Petri, Franco Rosi, Ermano Olmi (O Emprego), Irmãos Taviani, A comédia italiana: Monicelli (Gangsters Falhados, A Grande Guerra), Dino Riso ( A Ultrapassagem), Germi (Divórcio à Italiana); o western spaghetti: Sergio Leone; O peplum: Vittorio Cotavaffi.
48. EUA na encruzilhada. Richard Brooks (O Falso Profeta), Stanley Kubrick (2001. Odisseia no Espaço, A Laranja Mecânica), Arthur Penn (Bonnie e Clyde), Jerry Lewis (As Noites Loucas do Dr. Jerryl), Blake Edwards (A Pantera Cor de Rosa, A Festa), Sam Peckinpah (Os Pistoleiros da Noite, A Quadrilha Selvagem), Abraham Polonski (Willie Boy), Sydney Pollack (Os Cavalos Também se Abatem, Os 3 Dias do Condor, A Calúnia, África Minha), Robert Rossen (Lilith e o Destino). A Super produção: Cleópatra, A Queda do Império Romano, A Bíblia. A geração da televisão: Daniel Mann, John Frankenheimer, etc. Os independentes: John Cassavetes (Shadows, Prisioneiros da Noite), Lionel Rosogin, Shirley Clark, Adolfas Mekas.

IV. O Cinema Contemporâneo (1970 - até final do século)
49. França: René Allio (A Velha Senhora Indigna, Os Camisardos), Marguerite Duras (India Song), Jean Eustache (La Maman et la Putain), Philippe Garrel (La Cicatrice Intérieure), Maurice Pialat (Loulou, Aos Nossos Amores), Jacques Rivette ( A Religiosa, Amor de Rastos), André Téchiné (Souvenirs d'en France), Bertrand Blier (Crimes a Sangue Frio), Jean Claude Carrière (Cyrano de Bergerac), Jean-Jacques Annuad (Nome da Rosa), Leo Carax (Má Raça), Luc Besson (Diva), Alain Corneau (Todas as Manhãs do Mundo), Claude Berri (Germinal), etc.
50. Países de expressão francesa: Suíça: Alain Tanner (O Último a Rir, Jonas, A Cidade Branca), Claude Goretta (O Convite), Michel Soutter (Os Donos da Terra, A Escapadela), Yves Yersin (Les Petites Fugues); Canadá/Québec: Gilles Carle (Bernadette, A Morte de Um Lenhador), Claude Jutra (Mon Oncle Antoine), Gilles Groux, Lea Pool (La Femme de L'Hotel), Jacques Leduc (On est Loin du Soleil), Jean Pierre Lefebre (Les Dernières Fiançailles), Denys Arcand (Réjeanne Padovani), Michel Brualt (Les Ordes), Jean Beaudin (J.A. Martin, Photographe); Bélgica: André Delvaux (O Homem da Cabeça Rapada, Laços Eternos), Jean Jacques Andrien (Le Grand paysage d'Alexis Droeven), Harry Kumel, Chantal Akerman (Je, Tu, Il, Elle, Jeanne Dielmans), Benoit Lamy (Home, Sweet Home), Therry Zeno (Bodas de Lama), Marion Hansel (Dust), Gerard Corbian (O Professor de Música); Jaco Van Dormael (Tótó, o Heroi).
51. EUA. Robert Altman (Nashville, Um Casamento, Os Americanos, O Jogador), Woody Allen (Annie Hall, Manhattan, A Rosa Púrpura do Cairo, Balas sobre a Broadway), John Cassavetes (Maridos, Glória, Noite de Estreia, Amantes), Martin Scorsese (Taxi Driver, O Touro Enraivecido), Francis Ford Coppola (O Padrinho, Do Fundo do Coração, Apocalipse Now, Cotton Club), Steven Spielberg (Tubarão, Encontros Imediatos do 3º Grau, Indiana Jones..., ET, A Lista de Schindler), Ge orge Lucas (American Graffiti, A Guerra das Estrelas), Robert Mulligan (Verão de 42), Michael Cimino (O Caçador, As Portas do Paraíso), Polanski (Chinatown), Alan Pakula (Os Homens do Presidente), Sidney Lumet (Escândalo na TV, Um Dia de Cão), Jonathan Demme (O Silêncio dos Inocentes), Kevin Kostner (Danças com Lobos), Clint Eastwood (Imperdoável), Bob Fosse (Cabaret, All That Jazz), Robert Zemeckis (Forrest Gump), Quentin Tarantino (Pulp Fiction). Os independentes: Frederic Wiseman (Hospital), Kenneth Anger, Andy Warhol, Paul Morrisey, etc.
51. Alemanha:
O Manifesto de Oberhausen. Uma nova geração. Peter Fleischman (Cenas de Caça na Baixa Baviera), Volker Schlondorff (O Jovem Torless, A Honra Perdida de Katharina Blum, O Tambor), Werner Herzog (O Enigma de Kasper Hauser, Aguirre, Fitzcarraldo), Daniel Schmid (Esta Noite ou Nunca, La Paloma), Alexander Kluge (Os Artistas Debaixo do Capitel), Rainer Werner Fassbinder (As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant, O Casamento de Maria Braun, A Saudade de Verónica Voss, Querelle), Jean Marie Straub (A Pequena Crónica de Anna-Madalena Bach, Moisés e Aarão)Wim Wenders (Alice nas Cidades, O Amigo Americano, Paris, Texas).
52. Itália:
Bernardo Bertolucci (A Estratégia da Aranha, 1900, O Último Imperador), Paolo e Vittorio Taviani (Padre Padrone, A Noite de São Lourenço), Marco Ferreri (A Grande Farra, A Última Mulher), Etore Scola (Tão Amigos que Nós Eramos, O Baile), Ermano Olmi (A Árvore dos Tamancos, A Lenda do Santo Bebedor), Marco Bellochio (Em Nome do Pai), Nanni Moreti (La Missa é Finita, Caro Diario), Robert Begnino (O Monstro), Guiseppe Tornatore (Cinema Paraíso), Gabriele Salvatore (Mediterraneo), Michael Radford (O Carteiro de Pablo Neruda).
54. Inglaterra:
Peter Watkins (The War Games, Privilege), Ken Russel (Mulheres Apaixonadas, Os Diabos), Kenneth Loach (Kes, Vida em Família, Agenda Secreta), Richard Lester (Os 4 Cabeleiras do Aposcalipse, Help!, A Flecha e a Rosa), Peter Greenaway (O Contrato, O Cozinheiro, o Ladrão, a Sua Mulher e o Amante Desta), John Boorman (Excalibur, A Floresta Esmeralda, Esperança e Glória), Bill Forsyth (Local Hero), Hugh Hudson (Momentos de Glória, Revolução), Roland Joffé (Terra Sangrenta), James Ivory (Um Quarto com Vista sobre a Cidade, Regresso a Howard's End), Kenneth Branagh (Henrique V), Mike Leigh (Grandes Esperanças, Nú, Segredos e Mentiras), Sally Potter (Orlando), Stephen Frears (Ligações Perigosas, Herói Acidental, O Puto), Neil Jordan (Mona Lisa, Jogo de Lágrimas), Mike Newell (4 Casamentos e um Funeral), Anthony Minghela (O Paciente Inglês); Irlanda: Jim Sheridan (O Meu Pé Esquerdo, Em Nome do Pai).
55. As cinematografias da Ásia:
Japão: Kurosawa (Ran, Os Senhores da Guerra, Sonhos, Rapsódia em Agosto) Shohei Imamura (Balada de Narayama), Nagisa Oshima (Cerimónia Solene, Feliz Natal, Mr. Lawrence), Shuji Terayama (Deitemos os Livros Fora e Desçamos à Rua);
China: Fu Jie (O Destacamento Feminino Vermelho), Xie Jin (Irmãs de Cena), Cen Fan (A Verdadeira História de AHQ), Zhang Yimou (Milho Vermelho, Judou, Esposas e Concubinas), Chang Kaige (A Vida por Uma Corda), Thiang Zhuangzhuang (O Papagaio de Papel Azul);
India: Mrinal Sen, Mira Nair (Salaam, Bombay!), Guru Dutt (Um Dia Antes das Chuvas);
Filipinas: Lino Brocka (Jaguar, Insinag, Maynilla), Mike de Leon;
Hong Kong: Hing Hu (O Espírito de Zen), Wong Kar-Wai (Shungkin Express).
56. O norte da Europa:
Suécia: Ingmar Bergman (Sonata de Outono, O Ovo da Serpente, Da Vida das Marionetas, Fanny e Alexandre); Bo Windergerb (Elvira Madigan, Joe Hill), Jan Troell (Esta é a sua Vida, Os Emigrantes), Jorn Donner (Amar, Minha Irmã, Meu Amor, Continuo a ser Curiosa), Mai Zetterling (Jogos Nocturnos), Lasse Hallstrom (Vida de Cão);
Noruega: Erik Gustavson (O Telegrafista);
Dinamarca: Lars Von Trier (Elemento do Crime, Europa, Kingdoom, Ondas de Paixão), Bille August (Pelle, o Conquistador, A Casa dos Espíritos);
Holanda: Joris Ivens e o documentarismo; Paul Verhoeven (Delícias Turcas), Lili Rademackers (Minuete);
57. O cinema mediterrânico:
Espanha: os Grandes: Buñuel (Viridiana), Berlanga (Benvindo, Mr. Marshall, O Verdugo, La Escopeta Nacional), Jean Bradem (Rua Principal, Morte de Um Ciclista); Carlos Saura (A Caça, Cria Corvos, Elisa Meu Amor, Carmen), Manuel Gutierres Aragon (Sonambulos, Demónios en el Jardin), Martin Patiño (Nove Cartas a Berta), Mario Camus (Los Santos Inocentes), Victor Erice (O Espírito da Colmeia, O Sol do Membrilho), Pedro Almodovar ( Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos, Kika), Fernando Trueba (Belle Epoque);
Grécia: Theo Angelopolus (A Viagem dos Comediantes, Os Caçadores, Alexandre o Grande);
Jugoslávia : Dusan Makavejev (Um Homem não é Um Pássaro, A Tragédia de Uma Telefonista, Os Mistérios do Organismo, Um Filme Doce); Aleksander Petrovic (Até Encontrei Ciganos Felizes), Emir Kusturica (O Pai Foi em Viagem de Negócios, Underground);
Turquia: Yilmaz Guney (O Rebanho, Yol, O Muro).
58. As cinematografias africanas:
Egipto:Yussef Chahine (Estação Central, A Terra, A Memória); Chaadi Abdel Salam (A Múmia); Hussein Kamal (O Carteiro); Salah Abu Seif (A Segunda Esposa, O Aguadeiro Morreu);
Argélia: Mohamed Lakhadar-Hamina (Crónica dos Anos de Brasa), Merkak Allouache (Omar Gatlato);
Túnisia: Abdellatif Ben Ammar (Sejnane), Ridha Behi (O Sol das Hienas);
Marrocos: Hamid Benani (Traces), Souhel Ben Barka (As Mil e Uma Mãos), Almed El Maanouni (Alyam!, Alyam!);
Líbia: Jocelyne Saab (Beirute, Nunca Mais, Carta de Beirute);
Senegal: Ousmane Sembene (La Noire de..., O Mandato, Xala, Ceddo); Mahama Traoré (La Femme), Safi Faye (Lettre Paysanne);
Costa do Marfim: Désiré Ecaré (Concerto pour un Exil, A Nous Deux, France); Mauritânia: Mel Hondo (Soleil O);
Mali: Souleymane Cissé (O Vento);
Burkina Faso: Idrissa Quedraogo (Tilai- A Lei e a Honra);
Guiné-Bissau: Flora Gomes (Mortu Nega, Os Olhos Azuis de Yonta).
59. O Leste na encruzilhada:
URSS: Gleb Pantilov (Nacalo), Elkem Klimov (A Agonia, Adeus a Matiura, Vai e Olha), Nikita Mikhalkov (Escrava do Amor, Olhos Negros, Urga), Larissa Cheptiko (Ascensão);
Hungria: Judit Elek (A Dama de Constantinopla, Uma História Simples), Marta Meszaros (Cati, Nove Meses, Diário Íntimo), Pal Gabor (A Educação de Vera), Ferenc Kardos, Zsolt Kesdi-Kovoc (O Regresso de José, Os Reincidentes), Darday e Szalai (Filme-Romance), Pal Sandor (Daniel Apanha o Comboio), Karoly Makk (Amor, Jogo de Gatos, Casa de Respeito), Peter Góthar (O Tempo Suspenso);
Polónia: Krzystof Zanussi (Iluminação, Camuflagem, O Imperativo), Agnieszka Holland (Actores de Província), Andrzej Zulawski (L'Important cést d'Aimer, Possessão, A Mulher Pública), Krzystof Kyeslowski (Decálogo, Azul, Branco, Vermelho);
RDA: Ulrich Weiss (Teu Irmão Desconhecido);
Bulgária: Christo Christov (Iconostase, Árvore Sem Raízes),, Methodi Andonov (Corno de Cabra);
Checoslováquia: Vera Chitilova, Jiri Menzel;
Roménia: Lucien Pintilie (A Reconstituição).
60. A América Latina:
Chile: Helvio Soto (Voto + Fuzil, Metamorfose de Um Chefe de Polícia, Chove em Santiago) Miguel Littin (O Chacal de Nahueltoro, A Terra Prometida, Actas de Marusia), Raul Ruiz (Três Tristes Tigres), Patricio Gusman (A Batalha do Chile);
Bolívia: Jorge Sanjones (Revolucion, Ukamau, Sangue de Condor, A Coragem do Povo, O Inimigo Principal);
Argentina: Leopoldo Torre Nilson, Fernando Solanas (La Hora de los Hornos, Los Hijos de Fierro);
Brasil: Arnoldo Jabor (Toda a Nudez Será Castigada), Hector Babenco (Pixote, Lúcio Flávio, Passageiro da Agonia, O Beijo da Mulher Aranha), Carlos Diegues (Xica da Silva), Léon Hirsman (São Bernardo);
Cuba: Tomás Gutierrez Alea (La Ultima Cena, Morango e Chocolate);
México: Arturo Ripstein (O Castelo da Pureza); Paul Leduc (Reed, México Rebelde).
61. A Austrália:
Peter Weir ( A Última Vaga, Piquenique em Hanging Rock, A Testemunha, O Clube dos Poetas Mortos), George Miller (Mad Max,I, II e III), Gillian Armstrong (A Minha Brilhante Carreira); Nova Zelândia: Jane Campion (O Piano, Retrato de Senhora).

V. O Cinema Português
62. De Aurélio da Paz dos Reis ao aparecimento do Sonoro: Aurélio da Paz dos Reis e os primitivos; A Invicta Filmes; Manuel Luis Vieira e o cinema na Madeira; O Sonoro - A Severa e A Canção de Lisboa
63. Da Comédia dos anos 40 ao Cinema da Resistência: A Política do Espírito e o Cinema no Estado Novo; A Comédia Popular Portuguesa; A História, a adaptação literária, o folclore; A decadência e a Resistência - Manuel Guimarães; O Novo Cinema Português
64. De 25 de Abril de 1974 à actualidade: O 25 de Abril no cinema; Os anos 80; Manoel de Oliveira; O cinema português na actualidade.

VI. A Televisão, o Vídeo, as Novas Tecnologias
65. Influência da televisão e do vídeo.
66. As novas tecnologias. Os desafios do futuro.

BIBLIOGRAFIA ESSENCIAL
Martin, Marcel , A Linguagem Cinematográfica, Trad. Lauro António, Vasco Granja, Maria Eduarda Colares, 2ª Ed. Dina Livro, 2005.
António, Lauro, David W. Griffith e o Nascimento da Linguagem Cinematográfica, Ed. Cine Clube, Biblioteca
Museu República e Resistência, Lisboa, 2005
António, Lauro, Olhares sobre a Juventude no Cinema Português Contemporâneo, E. Festival Intyernacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goias, Brasil, 2005.
Vários, 1001 Filmes para ver antes de Morrer, Ed Dina Livro, Lisboa, 2004.
Haustrate, Gaston, O Guia do Cinema, 3 Volumes, Ed. Pergaminho, Lisboa, 1991
Sadoul, Georges, História do Cinema, 3 volumes, Ed. Livros Horizonte, Col. Horizonte do Cinema, nºs8, 9 e10, Lisboa, 1983.
Sadoul, Georges, Dicionário dos Cineastas, Ed. Livros Horizonte, Col. Horizonte do Cinema, nº 3, Lisboa, 1980.
Wyver, John, The Moving Image - An International History of Film, Television & Video, Ed. Basil Blackwell, Inglaterra, 1989.
Passek, Jean Loup, Dictionnaire du Cinéma, Ed. Larousse, Paris, 1986
Pina, Luís de, História do Cinema Português, Ed. Publicações Europa América, Lisboa
Costa, Henrique Alves Costa, Breve História do Cinema Português, 1896-1962, Biblioteca Breve, Ed. Lisboa,
Coelho, Eduardo Prado, Vinte Anos de Cinema Português, 1962-1982, Biblioteca Breve, Ed. Lisboa.
Cruz, José Matos, O Cais do Olhar, Ed. Cinemateca Portuguesa, Lisboa

2 comentários:

Unknown disse...

Caro amigo:

O filme por voce citado
A VELHA DAMA INDIGNA
de René Allio, em francês possui que nome.
Visto que tenho procurado e até hoje não o encontro, sendo a meu ver um dos melhores momentos do cinema.

Raros da Web.ORG disse...

Parabéns pelo blog!